8 DICAS PARA VOCÊ FAZER DA MEDITAÇÃO UM HÁBITO DE BEM-ESTAR

Se você ouvisse dizer que existe uma receita para reduzir a ansiedade, dormir melhor, melhorar o foco, relaxar, lidar com problemas de saúde, entre outros, você experimentaria? Essa receita existe e não é nada nova: estou falando da meditação.

A meditação é uma prática única que pode ser realizada de diferentes maneiras, mas que traz os mesmos múltiplos resultados.

“Perguntaram ao Buda: O que você ganhou com a meditação? Ele respondeu: nada. Mas deixe-me dizer o que perdi: ansiedade, raiva, depressão, insegurança, medo da velhice e da morte.”

O que é a meditação?

As grandes religiões orientais já conhecem e utilizam a meditação há 2.500 anos. Iniciada na Índia e difundida em toda a Ásia, a prática começou a se popularizar no ocidente com o guru Maharishi Mahesh Yogi, que nos anos 1960 convenceu os Beatles a atravessarem o planeta para aprenderem a meditar.

Alguns mitos ou crenças sobre a meditação que podem te impedir de experimentar:

  • Pessoas ansiosas, impacientes ou aceleradas não conseguem meditar;
  • Eu adoraria, mas não tenho tempo;
  • Já fiz aula de Yoga, mas não gostei;
  • Meus ambientes são muito barulhentos;
  • Minha mente não para;
  • Para meditar eu preciso ser um buda solitário no topo da montanha;
  • Meditar é muito difícil;
  • Já sou calmo e equilibrado, então não é para mim.

Se você chegou até aqui, talvez tenha curiosidade de experimentar ou tentar novamente incorporar isso em sua rotina.

Mas fazer da meditação uma atividade diária só será possível se você for prioridade para você.

Você está disposto a dedicar alguns minutos diários para você? Se sim, pode continuar a ler o artigo!

8 dicas especiais para a meditação

Para começar a praticar a meditação você também precisará de coragem. Coragem para se permitir ficar em silêncio, mergulhar para dentro de si mesmo e ouvir seus pensamentos, sentimentos e a sua intuição.

Vamos juntos? Preparei 8 dicas especiais sobre a meditação que podem te ajudar a dar início a essa prática:

1- Seja um observador dos seus pensamentos

É impossível não pensar em nada. Os pensamentos vão ir e vir, e tudo bem!

Comece a exercitar ser um observador dos seus pensamentos e sentimentos. O que eles estão querendo dizer a você? Quando vierem, imagine que os pensamentos são como nuvens, deixe que venham e deixe que vão.

Simplesmente volte a se concentrar na sua respiração.

2- Você pode mudar seu estado presente mudando a sua respiração

O seu corpo fala com você por meio da sua respiração.

A respiração é a principal base da meditação e é um dos remédios mais eficazes para sua saúde emocional. Ficar em silêncio, sentado ou deitado, e se concentrar na sua respiração, ajuda a acalmar, relaxar e notar seu estado interno.

Observe a sua respiração. Se ela estiver muito curta, pode significar ansiedade. Então, concentre-se em deixá-la mais longa e calma.

Se estiver muito devagar e fraca, aumente um pouco a quantidade de ar que coloca para dentro de si.

3- Sua mente está onde você coloca atenção

Quando alguém está enfrentando dificuldades ou sofrendo por algum motivo, talvez você possa pensar que o correto é sofrer junto com a pessoa.

Mas o melhor a fazer é cuidar da sua energia, porque ela reverbera para o seu entorno. Para sua família, amigos, para o planeta e para alguém que você queira ajudar. Somos todos um.

Se você ficar assistindo notícias tristes ou trágicas durante boa parte do seu dia, você estará direcionando a sua mente para estes locais e sentimentos. Escolha dar atenção e colocar foco em coisas positivas e direcione sua mente para estes locais.

Se vier um pensamento negativo, lembre que você tem o poder de levar sua mente para outro local mais positivo ao escolher trocar este pensamento.

4- Expansão do olhar e consciência

Mesmo de olhos fechados, perceba o que você vê e escuta. A meditação favorece a intuição e talvez algumas respostas possam vir à sua mente ao som da sua própria voz.

É possível começar uma meditação em busca de uma resposta para um problema, por exemplo, e obter essa resposta durante a prática.

Para isso, você precisa se permitir e estar aberto a expandir o seu olhar, a sua consciência e deixar vir o que vier. Tudo o que vier é bem-vindo. Se for bom, deixe que fique. Se for ruim, deixe que vá.

5- Estado de presença

Quando há excesso de futuro e pouca presença, podem surgir sintomas como: inquietação, ansiedade, tensão, estresse e preocupação.

Já quando há excesso de passado e pouca presença, os principais sintomas são: culpa, arrependimento, ressentimento, mágoa, tristeza, amargura e todas as formas de ausência de perdão.

No presente, está tudo bem. Esteja onde seus pés estão para aproveitar melhor a jornada e cada momento do seu dia.

Ficamos esperando que a alegria chegará depois da formatura, do casamento, do nascimento, da viagem, da promoção, da loteria, da eleição, da casa nova, da separação, da aposentadoria… É uma longa lista!

Mas a alegria não mora no futuro, ela mora no presente.

6- Dar pequenos passos é melhor do que não dar nenhum

Para fazer da meditação um hábito é preciso ter constância. Para isso, é preferível meditar três minutos por dia, todos os dias, do que uma hora uma vez na semana.

Respeite seus limites, estipule uma meta e cumpra para que possa experimentar os benefícios. Depois, vá aumentando este tempo aos poucos.

Se, por algum motivo, você não fizer um dia, não desista. Retome no dia seguinte e busque fazer disso um hábito.

Lembre-se de que você está se dando este momento de presente. Este é um mergulho para dentro de você. Seja por três minutos ou trinta, é para você. Então, aproveite.

7- Seu jeito é o jeito certo

Talvez você prefira meditação guiada ou apenas ficar em silêncio. Alguns gostam de música e outros não.

Muitas pessoas meditam para começar o dia e outras preferem antes de dormir. Há quem medite duas vezes ao dia, de manhã e de noite.

Sentado ou deitado. Com incenso ou sem. Em uma sala preparada para isso ou em qualquer ambiente. Contando os tempos da respiração ou respirando livremente.

Encontre o que funciona melhor para você.

8- Sorria

Gosto muito do filme “Comer, Rezar e Amar”, em que a personagem principal Liz passa um período em Bali, na Indonésia, depois de ter feito um retiro na Índia. Lá, ela convive com o Mestre Ketut, que transmite vários ensinamentos a ela.

Em um dos trechos do filme, o mestre dá uma dica sobre meditação balinesa para Liz:

“Fique sentada em silêncio e sorria. Cara séria assusta as boas energias. Para meditar você só precisa sorrir. Sorrir com o rosto, sorrir com a mente e a boa energia virá até você. Sorrir até com seu fígado.”

Sentar em silêncio e sorrir, assim como respirar, automaticamente muda o seu estado emocional.

Está pronto para começar?

Qual das dicas você mais gostou? Está pronto para começar a meditar?

Nós da Crescimentum, oferecemos meditação em nossos treinamentos desde 2003. Acreditamos muito no poder dessa prática para a vida pessoal e profissional e, especialmente agora, temos utilizado a meditação para atravessar essa fase.

Com o isolamento social, lançamos o Medita Crescimentum, um projeto para ampliar a prática da meditação a todos os nossos clientes, parceiros, fornecedores e amigos, criando uma grande comunidade para essa troca de energia e bem-estar coletivo.

Participe e convide seus amigos, colegas e a família para estarem com você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *